segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Yoga na Gestação – Parte 3



http://www.yogajournal.com/category/yoga-101/types-of-yoga/prenatal/

Depois de um período afastada da escrita dos posts por conta dos primeiros estágios da maternidade, surge a necessidade de voltar a compartilhar minhas experiências com o yoga a medida que elas vão acontecendo, porém não necessariamente em uma ordem cronológica, pode-se dizer que seria muito mais no âmbito da intuição e espontaneidade que o momento pede.
Registrar também tudo isso é um exercício de memória para que estas experiências não se percam no tempo ou sejam engolidas pela rotina avassaladora, ou no meu caso atual a falta de rotina... Pode até ser uma  ideia de post sobre a desconstrução da rotina que contrapõe um outro post sobre a construção da pratica diária que entraria na construção de uma rotina. Bem preciso refletir melhor sobre isso.
Voltando aos registros, a yoga na terceira fase da gestação trouxe uma mudança bem brusca de ritmo, pelas mudanças mais aparentes no corpo, como o tamanho e peso da barriga, inchaços, idas constantes ao banheiro e ao cansaço que foi se instaurando. Lembrando que isso muda de mulher para mulher, no caso aqui é o relato da minha experiência. Tudo isso em um final de semestre na faculdade que me exigia mais disposição do que efetivamente eu tinha.
Não esquecendo que foi no terceiro trimestre onde efetivamente comecei a fazer o TO DO LIST para a chegada da Cora. Isto envolveu visita as maternidades, terminar o plano de parto, o enxoval (que foi uma boa missão em unir o que ganhei dos filhos da irmã e amigas, mais a lista da contribuição dos avós e saldo final de coisas para comprar).
Com tudo isso não tive dúvida, minha pratica seria muito mais restaurativa do que vigorosa, com os seguintes propósitos: baixar a ansiedade de querer ver logo a carinha da Cora, acalmar a mente, e restaurar as energias para dar conta das de finalizar as coisas que me propus a fazer neste período.

Quando falo de restaurativa é sobre a modalidade de yoga restaurativa. Não fiz nenhuma formação especifica, mas por conta da pratica de Iyengar yoga fui introduzida ao tema, todavia tenho muito a aprender. Uma referência sobre o tema é a  Miila Derzett que é precursora do yoga restaurativo na América Latina   http://yogarestaurativa.blogspot.com.br/ .
A Yoga Restaurativa utiliza uma série de acessórios (almofadão, blocos, pesos, cadeiras) que auxiliam na pratica.  Os acessórios dão o suporte necessário para liberação dos músculos e articulações sem esforço, permitindo o corpo entrar em estado de profundo relaxamento.
As posturas mais praticadas foram Supta Baddhakonasana, Supta Virasana, Matsyasana, Supta Swastikasana e muitas variações de Savasana.

Para além do infinito!
Namastê!

Nenhum comentário: